NAÇÃO CORÓ PERCUSSÃO: CULTURA POPULAR BRASILEIRA NA FORMAÇÃO MUSICAL E HUMANA

Nação Coró_banner interno.png

 

SOBRE

O Projeto de Extensão "Nação Coró Percussão: Cultura Popular Brasileira na Formação Musical e Humana" visa integrar a cultura popular brasileira na formação de estudantes da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), em colaboração com o Grupo Coró de Pau. A metodologia, a participação dos estudantes nos ensaios coletivos abertos, aulas coletivas específicas e apresentações públicas, visando não somente ao aperfeiçoamento técnico dos participantes, mas também a promoção da inclusão social, a valorização da diversidade cultural e o combate à desigualdade de gênero. Os resultados esperados abrangem o desenvolvimento de competências musicais e interpessoais, aprofundamento na percepção musical, e a conscientização sobre a importância da cultura afro-brasileira. Através deste projeto, espera-se fortalecer a formação humana e musical dos estudantes, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e consciente do papel transformador da música e da cultura.

Objetivo Geral 

Estimular os estudantes dos cursos da Escola de Música e Artes Cênicas a experienciar a cultura popular brasileira, por meio da participação nos blocos de percussão Coró de Pau e Coró Mulher. 

Objetivos específicos

  1.  Desenvolver a percepção rítmica, a afinação auditiva e a identificação de timbres por meio dos blocos de percussão afro-brasileira, promovendo o aprofundamento na percepção musical dos estudantes.

  2. Estimular a colaboração entre os estudantes e promover um ambiente de aprendizado e empatia, por meio de atividades que envolvam a convivência com populações diversas, fortalecendo a sensibilidade e adaptabilidade dos estudantes.

  3. Aprimorar as habilidades de apresentação dos estudantes, proporcionando oportunidades regulares para apresentações públicas para o desenvolvimento da confiança e da capacidade de interação com diferentes públicos.

  4. Estimular a consciência sobre a importância da representatividade e do respeito à cultura afro-brasileira, integrando elementos que contribuam para a desconstrução de estereótipos e para a promoção da igualdade racial e de gênero.


Ensaios coletivos abertos 

Os ensaios coletivos abertos são gratuitos e acontecem semanalmente, das 18:00 às 20:00, aos sábados, sob a coordenação do Mestre Alemão e Mestre Geovanna, no Palácio da Cultura na Praça Universitária, no Setor Universitário, com participação, em média,  de trinta a cinquenta pessoas. Se baseiam na tradição oral, repetição e concentração, características fundamentais para a transmissão dos ritmos afro-brasileiros.  Fica a critério de cada participante escolher o instrumento musical do seu interesse, entre eles: surdo, alfaia, caixa, tamborim ou xequerê, com liberdade para realizar trocas e explorar outros instrumentos musicais durante o semestre. Os instrumentos musicais são fornecidos pelo Projeto Coró de Pau, com disponibilidade sujeita ao número de participantes.  

 

Aulas coletivas específicas

As aulas coletivas específicas de cada instrumento são realizadas em grupos menores, sob a orientação de instrutores capacitados do Coró de Pau, que acontecem no mesmo local, às 17:00. Essas aulas promovem um desenvolvimento técnico e musical mais direcionado e são cobradas uma mensalidade de R$ 50,00 (cinquenta reais).  

 

Apresentações públicas

As apresentações públicas, incluindo cortejos e participações em eventos, serão momentos para aplicar os conhecimentos adquiridos, proporcionando aos estudantes a vivência da performance ao vivo, o contato direto com diferentes públicos e a oportunidade de disseminar a cultura afro-brasileira.

 

Inscrições e requisitos   

Serão realizadas chamadas duas vezes ao ano para os estudantes da EMAC interessados se inscreverem ao projeto. Os estudantes poderão participar por, no mínimo, um semestre letivo e deverão cumprir, no mínimo:
- 10 ensaios abertos (2 horas), 

- 5 apresentações públicas (3 a 4 horas) e 

- 1 roda de conversa (2 horas) e confraternização realizada ao final de cada semestre, organizada pelos coordenadores do projeto, com a participação dos estudantes, professores colaboradores e demais participantes do bloco. 

 

Avaliação

Para garantir o acompanhamento e a participação efetiva dos estudantes, será adotado um sistema no qual os participantes deverão enviar uma foto e um pequeno registro escrito de cada atividade realizada, por meio de um formulário eletrônico. Ao término de cada semestre, os estudantes que cumprirem os requisitos mínimos de participação e enviarem tais formulários, receberão certificados que atestam suas horas de participação no projeto, com no mínimo 40 horas. 

 

Cronograma 2024

Data 

Atividade 

18/03/24 a 29/03/24

Abertura do período de inscrição (20 vagas). 

01/04/24

Divulgação da seleção de novos participantes 2024/1 

06/04/24 até 07/07/24

Participação nos ensaios, aulas e apresentações 2024/1

07/07/24 

Roda de conversa 2024/1 modalidade presencial, às 15h às 17h, no Palácio da Cultura, Setor Universitário.

A definir 

Inscrição e seleção de novos participantes 2024/2

A definir 

Participação nos ensaios, aulas e apresentações 2024/2

A definir 

Roda de conversa 2024/2, modalidade presencial, às 15h às 17h, no Palácio da Cultura, Setor Universitário.

01 a 05/03/2025

Carnaval 2025

 

 

Informações: fernandavalentin@ufg.br

 

Coordenadoras: 

Fernanda Valentin (Musicoterapia - EMAC/UFG) 

Tânya Marques Cardoso (Musicoterapia - EMAC/UFG)

 

Coordenadores Externos: 

Mestre Alemão (Coró de Pau)

Mestre Geovanna Tavares (Coró Mulher) 

 

Professores Colaboradores: 

Cristiane Carvalho (Educação Musical - EMAC/UFG)

João Casimiro (Música Popular - EMAC/UFG)

Rossini Antônio da Silva Xavier (Música Popular - EMAC/UFG)

Joana Abreu (Teatro e Direção de Arte - EMAC/UFG)

 

Discentes Colaboradores: 

Alessandra Cristina Felisberto (Musicoterapia - EMAC/UFG)

Sara Salles Fernandes  (Musicoterapia - EMAC/UFG)

Iasmin Ribeiro Macena (Musicoterapia - EMAC/UFG)