Solos de Baco

SOLOS DE BACO

Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Interações Artísticas

SoloS de Baco, Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Interações Artísticas, foi criado em julho de 2009 como Projeto de Extensão e Cultura da Escola de Música e Artes Cênicas, vinculado à Universidade Federal de Goiás.Coordenado pela professora Ms. Natássia Garcia, o Projeto de Extensão tem como princípios: a preparação corporal para a cena; e a criação de Espetáculos Teatrais e/ou Intervenções Cênicas.

O grupo, inicialmente, vem desenvolvendo pesquisas como "Cultura, Corpo e Interações Artísticas”; e investigando aspectos da nossa contemporaneidade e concomitantemente de tradições que dialogam com a singularidade dos artistas que integram o grupo. Para isso, escolheu para seu primeiro trabalho teatral pesquisar a história de Santa Dica e as manifestações ritualísticas ocorridas em Lagolândia, povoado de Pirinópolis (GO). O grupo goiano também vem pesquisando a linguagem do teatro nas ruas, interesse que ganhou força depois da feliz parceria com o Grupo de Brasília Teatro do Concreto no Projeto Ruas Abertas realizado na cidade de Goiânia, no mês de janeiro de 2009. Após a experiência com o coletivo de artistas de Brasília, os artistas do grupo SoloS de Baco, que já haviam desenvolvido projetos de intervenção nas ruas fora do grupo, decidiram também investir em um processo de criação com/no o grupo. Motivados com a resposta e a interação dos transeuntes goianos no Projeto Ruas Abertas; e com o desejo de investigar o espaço do corpo e o corpo espacializado, criou-se o projeto Peles, papírus e pessoas de profissão. Por meio da poesia, do contato entre-peles e das diversas atividades desenvolvidas pelas pessoas nas ruas (catadores de papel, flanelinhas, vendedores de doces, entre outros), pretende-se intervir nas ruas, pesquisando a criação de dramaturgia por meio da experiência nas ruas e pensando a rua como um possível espaço cênico.
             Entre os trabalhos já realizados estão: "Ruas Abertas" (2010) intervenções nas ruas de Goiânia com o Grupo Teatro do Concreto (Brasília, DF); "Peles, Papirus e Profissões I, II e III" (2010) intervenções nas ruas de Goiânia na I Grande Revirada Cultural de Goiânia, realizada pela SECULT. Também neste mesmo evento realizou encenação da poesia "Na ilha por vezes habitada" de José Saramago no Concurso de Poesia Encenada do Sarau Livre das Letras, com a qual o grupo (com a interpretação de Natássia Garcia) conquistou o 1º Lugar no Prêmio de Melhor Poesia Encenada. Em 2010, com o apoio do Curso de Licenciatura em Teatro da EaD (Emac), o coletivo de artistas também realizou o I ENCONTRO - Universidade de Intercâmbios em Cena (Processos de Montagem: da Dramaturgia à Encenação), na Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, que teve como covidado o dramaturgo e diretor baiano Gil Vicente Tavares. Entre os meses de novembro de 2010 e abril de 2011, as integrantes do grupo Mônica Poli e Natássia Garcia participarão como artistas e coordenadoras do CONEXÃO SAMAMBAIA, Programa Internacional de Residências Trans-Estéticas e Intercâmbios Culturais, sob coordenação geral do professor Kleber Damaso (Emac, UFG). Em 27 de abril a 06 de maio de 2011 realizou o II ENCONTRO - Universidade de Intercâmbios em Cena (Silêncios, sopros, vibrações... a escuta do corpo), novamente com o apoio do Curso de Licenciatura em Teatro da EaD (Emac). Participaram como convidados do evento os artistas-professores-pesquisadores Fernando Aleixo (UFU; Grupo República Cênica), Marcelo Poleto (SP), Morena Nascimento (Unicamp; Cia Pina Baush), Renato Ferraci (Unicamp, Lume Teatro).

Atualmente SoloS de Baco é formado pela atriz, preparadora vocal e professora de teatro Cristhianne Lopes (Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França e UFG); pelo ator e professor de teatro Luiz Davi Vieira (Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França e UFG); pela designer e figurinista, mestranda do programa em Arte e Cultura Visual (FAV/UFG), Kárita Garcia; pela fonoaudióloga e estudante de Artes Cênicas da UFG Mônica Poli; pela atriz-performer, diretora e professsora de teatro Natássia Garcia (UFG); e pelas estudantes-colaboradoras de Artes Cênicas Isabela Preto Junqueira e Pâmela Raizia (UFG).

Coordenação: Natássia Duarte Garcia Leite Oliveira

Contatonatassiagarcia@yahoo.com.br