Cursos Oficina de Música

Cursos e Horários Fixos

Aulas Individuais:

. Instrumento/Canto*: Estão disponíveis aulas de: Violão, Piano, Canto, Violino, Viola de Arco, Violoncelo, Contrabaixo e Flauta. Nossa metodologia visa o desenvolvimento da técnica, da interpretação e da compreensão do material musical, através da correção postural, da escolha de repertório de acordo com o nível de conhecimento do aluno e da confluência de estudos teóricos e práticos.
Periodicidade: Uma vez por semana, com duração de 45 minutos.

Aulas em grupo:

. Teoria Musical: Estudo e análise das grafias musicais e seus significados (notas, valores, claves, compassos, abreviaturas, etc.) e dos sistemas musicais (escalas, intervalos, acordes) – sempre voltando-se para a integração do conteúdo teórico com o prático.
Periodicidade: Aulas uma vez por semana, com duração de 1 hora.

. Percepção Musical: Estudo que visa desenvolver a capacidade de perceber atributos físicos do som, como duração, intensidade, timbre e afinação das alturas como parte de uma linguagem musical. É a transformação de elementos acústicos em elementos puramente musicais (percepção melódica e rítmica).
Periodicidade:Uma vez por semana, com duração de 1 hora.

. História da Música: Estudo das origens e evolução da Música Ocidental desde a Grécia Antiga  até os nossos dias, mediante a narrativa histórica e aos testemunhos, biografias e bibliografias disponíveis.
Periodicidade: Uma vez por semana, com duração de 1 hora.

. Coral: Prática de canto coletivo que objetiva trazer ao aluno o conhecimento prático da divisão de tessituras, desenvolvimento da leitura e da percepção auditiva, divisão rítmica mais flexível e solfejo com contornos melódicos, estimulando e desenvolvendo a audição e a musicalidade do estudante.
Periodicidade: Duas vezes por semana, com duração de 1 hora.

. Música de câmara: Formação de grupos instrumentais e vocais (duetos, trios, quartetos, etc.) entre os alunos das Oficinas. A definição do repertório será acordada entre os professores responsáveis pelo grupo, assim como a definição das datas das aulas, sua duração e frequência.

. Prática de recitais: Aula coletiva de apreciação e exercício da interpretação musical, através de performances individuais e camerísticas frente ao corpo discente e docente, seguidas de aulas estilo masterclass sobre o material musical apresentado.
Periodicidade: Uma vez por semana, com duração de 2 horas.

. Composição**: Estudo do processo pelo qual uma peça se origina, através da identificação, análise e treinamento de seus métodos e técnicas.
Periodicidade:Uma vez por semana, aula em grupo (máximo de 10 alunos), com duração de 1 hora e 30 minutos.

Observações:

* Se o aluno não puder freqüentar os horários determinados para as aulas, poderá fazer aula individual com um pequeno acréscimo na mensalidade.

** A aula de Composição em grupo não está inclusa na mensalidade geral.

Eventos:

. Palavra Aberta (Palestras): As palestras se dividirão em:

+ semanais, com o professor Gustavo Alfaix, com duração de 2h.
+ semanais, alternando os professores Estércio Marquez e Paulo Guicheney, com duração de 1h e 30 min.

. Recitais: Mensais, sempre na última semana do mês, com duração de 1 hora.

Obs.: As aulas individuais são marcadas diretamente com o professor, ou com a secretaria das 14 às 22 horas, de segunda à sexta.