Apresentação Oficina de Música

Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, criada em 1960, é uma das mais tradicionais instituições de seu gênero no país, responsável pela formação de um sem número de profissionais atuantes tanto no cenário musical nacional quanto no internacional. Conta hoje com cursos nas áreas de Música - Bacharelado e Licenciatura, Teatro – Bacharelado e Licenciatura e Musicoterapia – Bacharelado.

A EMAC desenvolve uma série de projetos e eventos voltados ao público: o Festival de Música e o Seminário de Pesquisa em Música (SEMPEM), realizados anualmente, o Projeto Música na Escola de Música, com recitais semanais, o Teatro Universitário na Comunidade, além de concertos, masterclasses, palestras, peças teatrais...

As Oficinas de Música são mais uma das realizações da EMAC. Trata-se um projeto de extensão que visa oferecer cursos de formação musical à comunidade goianiense. Através das Oficinas, os alunos poderão aprofundar seu contato com a música por lazer ou interesse cultural, ou seguir adiante ingressando em um dos cursos em nível superior da EMAC, com vistas ao profissionalismo. A proposta de fazer da música algo vivo, com poder de expressar e transformar o mundo, torna as Oficinas uma escola inovadora e diferenciada.

Coordenação Pedagógica: Profº. Helvis Costa
Coordenação Administrativa: Profº. Rodrigo Carvalho de Oliveira
Apoio: UFG/PROEC/EMAC/Pontão

Estão abertas as inscrições para preenchimento das vagas restantes do 1º semestre das Oficinas de Música da Universidade Federal de Goiás (UFG).

CURSOS OFERECIDOS

Aulas Individuais: Violão, Violino, Violoncelo, Contrabaixo, Piano, Trompete, Trombone, Saxofone, Flauta, Canto, Guitarra e Bateria – 1 vez por semana, com duração de 45 minutos.

Aulas em Grupo: Musicalização, Teoria e Percepção, História da Música e Apreciação Musical, Coral, Música de Câmara, Prática de Recitais e os seguintes Cursos Preparatórios: para o Vestibular de Música da UFG, IFG e UnB (entre outros) e para a Pós-Graduação em Música – 1 vez por semana, com duração de 1 hora e 30 minutos.

HORÁRIOS

Aulas de Individuais: Os horários das aulas de instrumento são marcados no ato da matrícula, considerando a disponibilidade do aluno e do professor;

Aulas em Grupo: As aulas em grupo têm horários fixos, a serem consultadas na secretaria da escola. Para os alunos que não puderem frequentar estes horários pré-determinados, poderá ser discutido o agendamento de um horário individual, a critério do aluno.

ESTRUTURA DE ENSINO E METODOLOGIA

As Oficinas possuem métodos modernos e eficientes, com aulas de instrumento dinâmicas ministradas pelos professores de cada área. Para que os alunos desenvolvam seu potencial, todos os nossos cursos têm por base a Teoria e Percepção Musical, permitindo-o reconhecer, compreender e analisar questões referentes à linguagem musical, ampliando sua forma de perceber, apreciar e interpretar música. As aulas de Música de Câmara, Apreciação Musical, Coral e Prática de Recitais são oferecidas em caráter complementar e visam proporcionar ao aluno um ambiente musical que permita a construção de um senso crítico com relação à música, sua evolução histórica, seu papel na sociedade, além de familiaridade com a literatura musical. As Oficinas ainda contam com aulas voltadas a diversos públicos: Musicalização (crianças e terceira idade) e Curso Preparatório para a Pós-Graduação em Música (estudantes e profissionais em Música e áreas afins que desejam se preparar para o Mestrado ou para concursos públicos da área).

PROFESSORES

As aulas são ministradas por professores convidados, docentes e alunos da EMAC/UFG.

DURAÇÃO DOS CURSOS

Os cursos das Oficinas têm duração média de 2 anos. Porém, a duração dos cursos depende do conhecimento musical e da maturidade pessoal e profissional de cada aluno, que receberá um certificado de participação após a conclusão dos quatro semestres, com a carga horária correspondente.

HÁ TESTES OU SELEÇÃO? QUAL A FAIXA ETÁRIA?

Por ser um curso de extensão, as Oficinas de Música objetivam o acesso de toda a comunidade goiana a um ensino musical de qualidade. Desta forma, não há testes de nível ou qualquer outra forma de seleção para ingressar nas Oficinas. Atendemos ainda a todas as faixas etárias: até 7 anos de idade nas aulas de Musicalização e acima de 7 anos para as aulas individuais (aulas de Canto apenas para maiores de 16 anos). É importante frisar que não há idade máxima para ingressar nas Oficinas.

ENDEREÇO

Praça Universitária - Avenida Universitária, nº 1166, Setor Leste Universitário (Antigo Instituto de Artes).

Pontos de Referência: Acima da Catedral da Católica (após 3º ponto de ônibus) e atrás do Museu Antropológico da UFG.

Telefones: 3209-6224 e 3209-6399

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta, das 15h às 20h.

E-mail: oficinasdemusica@yahoo.com.br